O que é o neutrino?

Física para todos!

Smiley face

O QUE É O NEUTRINO?

Ficha cadastral do neutrino, inspirado no material do LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (Lisboa).

Clique nas abas abaixo para conhecer um pouco mais dos neutrinos!

Os neutrinos são partículas elementares, ou seja, eles são  blocos fundamentais que constroem tudo no Universo. Essas partículas aparecem na natureza em 3 tipos, mas os físicos preferem dizer que os neutrinos apresentam 3 sabores: Neutrinos do Elétron, Neutrinos de Múon e Neutrinos do Tau. Um fenômeno curioso e que ainda precisa ser melhor compreendido é  a oscilação de neutrinos, onde um sabor pode se transformar em outro ao longo da viagem.

Ele foi o responsável por mostrar que a teoria vigente das partículas elementares estava incompleta, colocando a física num novo rumo. Como consequência, o neutrino é considerado a chave para responder questões da física, as quais ampliarão nossa compreensão sobre a criação, constituição e evolução do Universo. Também, desejamos que a Física de Neutrinos possa contribuir no desenvolvimento de tecnologias, seja de maneira direta ou indireta.

Ao contrário do que muitos pensam, a CIÊNCIA não emprega capital em troca de um retorno tecnológico, mas em troca de CONHECIMENTO.  Já vimos na história que o desenvolvimento de tecnologia é decorrência da boa pesquisa científica.

“Pense no elétron: os primeiros pesquisadores não podiam imaginar que a descoberta do elétron revolucionaria o mundo, fornecendo-nos: eletrônica, computação e um mundo mais conectado. Isso também se aplica a grande parte da tecnologia que é usada para construir e executar experimentos de física – ninguém poderia prever como a World Wide Web (www), desenvolvida para compartilhar dados físicos, revolucionaria a forma como nos comunicamos, fazemos compras, viajamos e fazemos mil outras coisas.”
Fonte: https://neutrinos.fnal.gov/faqs/

A física de neutrinos ainda está no começo, mas vimos que ela é muito promissora para compreendermos melhor a natureza. Para alcançar esses objetivos, é imprescindível conhecer cada vez mais as propriedades e características dos neutrinos.

Os neutrinos são produzidos em todos os lugares que você pode imaginar, seja de maneira natural ou artificial. Em geral, eles são criados quando uma partícula se transforma em outra, isso é algo muito comum, ocorre numa banana ou até mesmo no nosso corpo.

Dentre as fontes naturais, o Sol é quem mais contribui com o fluxo de neutrinos que chega até a Terra. Mas também, recebemos partículas de explosões de estrelas distantes, do Big Bang, de rochas terrestres, de reações que acontecem na atmosfera terrestre, entre outras fontes.

Em relação as fontes artificiais, os cientistas são capazes de produzir neutrinos em reatores nucleares e aceleradores de partículas, os quais possibilitam excelentes estudos!

Trilhões de neutrinos atravessam seu corpo a cada segundo! Mas não precisa se assustar, apenas 1 ou 2 dessas partículas irá interagir com você ao longo da sua vida. Isso ocorre, pois o neutrino possui massa quase nula e não possui carga elétrica, tornando-se invisível para quase tudo ao seu redor. Por essa razão, ele é conhecido como “A partícula fantasma”.

Das 4 interações fundamentais da natureza (forte, eletromagnética, fraca e gravitacional), os neutrinos interagem apenas via INTERAÇÃO FRACA.

Realmente, o neutrino é muito difícil de ser detectado. Para possibilitar o estudo dessa partícula, os cientistas constroem alvos gigantescos para aumentar a chance de detecção de um neutrino. Geralmente, esses alvos são tanques de água ou blocos de gelo cercados com milhares de sensores. E, o mais interessante é que os alvos estão enterrados a mais de 1 km da superfície terrestre. Algo tão grande para detectar a menor partícula massiva que conhecemos, parece interessante!

Aqui você tem dois links para entender um pouco sobre a história desta partícula. Estes links direcionam você para fora deste site, então não esqueça de voltar!

 

Quadrinho sobre origem do neutrino

Clique na figura para acessar o quadrinho. Leia apenas o capítulo 1 – A conferência que Pauli não foi. Ela mostra a origem da partícula.

Clique na imagem para abrir o quadrinho

Linha do tempo do neutrino

Veja a linha do tempo contendo os principais fatos da história dos neutrinos (está em Inglês, pertencente ao website “All Things Neutrinos”)

Para ter uma melhor experiência, recomenda-se acessar a página em telas maiores, Tablet ou Notebook. 

Clique aqui para ver a linha do tempo

Agora que você tem uma noção do que é o neutrino, clique aqui para aprender mais sobre as partículas elementares.