Sabores

Física para todos!

Smiley face

Sabores

As partículas têm sabores!

Os neutrinos são partículas elementares, ou seja, são partículas que não podem ser divididas em estruturas menores. Eles aparecem em 3 sabores diferentes: Neutrinos do Elétron, Neutrinos do Múon e Neutrinos do Tau. Os Físicos utilizam o termo “sabores de neutrinos” ao invés de “tipos de neutrinos”.

De onde vem o nome de cada sabor?

Sempre que o neutrino é criado ou aniquilado notamos a presença do seu respectivo lépton (elétron, múon ou tau), ou seja, o neutrino sempre está acompanhado. Daí vem o nome do neutrino!

Os fenômenos a seguir são exemplos para ilustrar relação entre o neutrino e seu respectivo lépton.

Exemplo 1: Este exemplo mostra um Decaimento Beta, onde um Nêutron se transforma em um Próton, um Elétron e um Antineutrino. Como o decaimento envolveu um elétron (lépton), podemos concluir que o antineutrino é eletrônico.

Exemplo 2: Este exemplo mostra um Decaimento Beta Inverso, onde um Próton é combinado com um Neutrino formando um Nêutron e um Pósitron (=antielétron). Como o decaimento envolveu um antielétron (lépton), podemos concluir que o neutrino é eletrônico.

Exemplo 3: Este exemplo mostra o Decaimento de um múon, onde um Múon se transforma em um Elétron, um Antineutrino e um Neutrino. Como o decaimento envolveu um múon e um elétron (léptons), podemos concluir que o neutrino é muônico e o antineutrino é eletrônico. (Observação: Para esta conclusão, é necessário levar em consideração outros fatores.)

O aparecimento de um lépton junto do neutrino é o que permite detectá-lo e identificá-lo, pois a partícula raramente interage com a matéria. O neutrino só pode ser detectado de maneira indireta.

CONCLUSÕES SOBRE OS NEUTRINOS

  1. São 3 sabores: Neutrinos do Elétron, Neutrinos do Múon e Neutrinos do Tau.

  2. Sempre que um Neutrino do Elétron for criado ou aniquilado, haverá a presença de um Elétron.

  3. Sempre que um Neutrino do Múon for criado ou aniquilado, haverá a presença de um Múon.

  4. Sempre que um Neutrino do Tau for criado ou aniquilado, haverá a presença de um Tau.