Helicidade e Quiralidade

Física para todos!

Smiley face

helicidade e quiralidade

A quiralidade é uma propriedade das partículas e pode ser classificada em mão direita ou mão esquerda. Todas as partículas e antipartículas aparecem nessas 2 versões.

Por exemplo:

  • Existe elétron com quiralidade de mão esquerda e de mão direita;

  • Existe antielétron (=pósitron) com quiralidade de mão esquerda e de mão direita.

Mas a regra apresenta uma exceção, os neutrinos são apenas mão esquerda, enquanto todos antineutrinos são apenas mão direita.

Mas o que é a quiralidade?

Para compreendermos o conceito de Quiralidade necessitamos de um profundo conhecimento em Mecânica Quântica, o qual não é trivial para nós. Neste contexto, vamos introduzir primeiro um conceito mais simples, a helicidade, que nos ajudará a entender a quiralidade. 

A helicidade relaciona a rotação (spin) com o deslocamento da partícula, resultando em partículas com helicidade de mão direita ou mão esquerda. 

Para entender a diferença entre mão direita e mão esquerda utilizaremos o seguinte exemplo: enrole as mãos em punhos e estenda os polegares em direção ao teto, assim como o apresentado na figura 1. Considere que os 4 dedos curvados representam o sentido de rotação da partícula e o polegar representa o sentido de deslocamento da partícula.

Figura 1 – Mão esquerda (A) e Mão direita (B). Editado da fonte: https://felipe9aes.wixsite.com/particulas/conservacao

Em resumo:

  • se você conseguir representar os sentidos de rotação e deslocamento da partícula utilizando a mão esquerda, dizemos que a partícula é mão esquerda (Figura 1 – A)

  • se você conseguir representar os sentidos de rotação e deslocamento da partícula utilizando a mão direita, dizemos que a partícula é mão direita (Figura 1 – B)

Respostas: (A) Mão esquerda (B) Mão esquerda (C) mão direita (D) Mão esquerda

A Helicidade é uma propriedade que varia conforme a velocidade do observador, assim a mesma partícula pode ser observada como mão direita e mão esquerda ao mesmo tempo.

Para partículas com velocidades iguais ou muito próximas a velocidade da luz, a Helicidade é a mesma para qualquer observador no planeta Terra. Nessa mesma condição, a Helicidade pode ser equivalente a uma propriedade intrínseca da partícula, a Quiralidade (= propriedade imutável, assim como carga elétrica e o spin).

Helicidade ∼ Quiralidade

(Para partículas viajando com a velocidade da luz)

Como vimos, a Helicidade varia conforme a velocidade do observador, ou seja, ela não é uma propriedade absoluta. Por isso, utilizamos a Quiralidade como propriedade absoluta das partículas. Desta maneira, uma partícula pode apresentar Quiralidade de mão esquerda ou de mão direita.

No caso dos neutrinos, eles possuem velocidades próximas a luz, por isso há uma sobreposição entre a Helicidade e a Quiralidade. Logo, a Quiralidade do neutrino pode ser mão esquerda ou mão direita. Mas até hoje, todo neutrino observado foi de mão esquerda!

Vamos entender melhor como a mesma partícula pode ter Helicidade de mão esquerda e de mão direita, dependendo de quem a observa.

 

Na figura 2, observamos inicialmente uma partícula de mão esquerda. No quadro 2A, a partícula está sendo observada por um observador mais veloz, logo há uma aproximação entre eles. Observe as velocidades fictícias. No quadro 2B, temos a velocidade relativa entre observador e partícula, considerando o observador parado. Se coloque no lugar do observador 2 e, verá uma partícula de mão direita, diferente do que nós vimos no início.

 

Figura 2 – Observador mais veloz que a partícula, logo mão esquerda passa a ser mão direita. Fonte: Própria (2019)

Conclusão: Dois observadores, um mais lento e outro mais veloz que a partícula, verão a mesma partícula com Helicidades diferentes. Por exemplo, na figura 2, observamos uma partícula de Helicidade mão esquerda enquanto o observador 2 observou a mesma partícula com Helicidade mão direita.

Como vimos, a Helicidade é uma propriedade relativa, ou seja, varia conforme o observador. Já a Quiralidade é uma propriedade absoluta das partículas, ou seja, será sempre a mesma e não depende de quem observa a partícula. O mais interessante é que ambas têm equivalência quando a partícula se move em altas velocidades.

Importância da Quiralidade

Esta propriedade dos neutrinos é muito importante, pois é levada em consideração nos cálculos do Modelo Padrão, ajudando determinar se partícula interage fracamente ou não.

Na prática, a natureza trata as quiralidades de maneira diferente, apenas as partículas de mão esquerda interagem com os bósons W (=Interação Fraca). Ao mesmo tempo, apenas as antipartículas de mão direita interagem com os bósons W (=Interação Fraca).

Até hoje, todos os neutrinos detectados foram através da interação fraca. Logo, podemos concluir que todos os neutrinos observados apresentam quiralidade de mão esquerda.

Seguindo a mesma lógica, todos os antineutrinos observados até hoje apresentam quiralidade de mão direita.

 

CONCLUSÕES SOBRE OS NEUTRINOS

1) Toda partícula elementar pode se apresentar com quiralidade mão esquerda ou quiralidade mão direita.

2) Os neutrinos apresentam quiralidade de mão esquerda.

3) Apenas as partículas de mão esquerda sofrem Interação Fraca.

4) Os antineutrinos apresentam quiralidade de mão direita

5) Apenas as antipartículas de mão direita sofrem Interação Fraca.