DUNE

Física para todos!

Smiley face

Deep Underground Neutrino Experiment (DUNE)

DUNE (EUA)

O Deep Underground Neutrino Experiment (DUNE) é o experimento mais ambicioso da história para o estudo de neutrinos. Ele está em fase de implementação e terá sede no Fermilab (Fermi National Accelerator Laboratory), nos EUA, com custo estimado em alguns bilhões de dólares, já possui mais de 1000 colaboradores de 30 países diferentes.

O DUNE é um experimento internacional de ponta para a ciência de neutrinos e estudos de decaimento de prótons. As descobertas ao longo do último meio século colocaram os neutrinos, as partículas de matéria mais abundantes no universo, no centro das atenções para mais pesquisas sobre várias questões fundamentais sobre a natureza da matéria e a evolução do universo – questões que a DUNE procurará responder.

DUNE terá o feixe de neutrinos mais intenso do mundo atravessando dois detectores de neutrinos. Um detector registrará as interações de partículas perto da fonte do feixe no Fermi National Accelerator Laboratory em Batavia, Illinois. Um segundo detector, muito maior, será instalado a mais de um quilômetro de profundidade no Laboratório de Pesquisa Subterrânea de Sanford, em Lead, Dakota do Sul – 1.300 quilômetros da fonte. Esses detectores permitirão aos cientistas buscar novos fenômenos subatômicos e potencialmente transformar nossa compreensão sobre os neutrinos e seu papel no universo.

Texto retirado parcialmente do site: https://www.dunescience.org/

GALERIA DE FOTOS
Vídeos sobre o DUNE

Este vídeo possui legenda em português.

Clique na imagem para assistir