Massa

Física para todos!

Smiley face

Massa

Os neutrinos possuem 3 sabores (νe, νµ e ντ) e cada um deles é constituído por uma combinação de 3 massas distintas (m1, m2 e m3). Essas massas são conhecidas como neutrinos físicos, os quais são denominadas por ν1, ν2 e ν3. Desta maneira, associamos o ν1 com m1, ν2 com m2 e ν3 com m3.

Combinação de massas que originam um neutrino. Fonte: http://www-sk.icrr.u-tokyo.ac.jp/sk/sk/neutrino-e.html

De acordo com a figura:

  • o Neutrino do Elétron possui maior influência da massa 1;

  • o Neutrino do Múon apresenta um equilíbrio entre as 3 massas, principalmente, entre m2 e m3;

  • o Neutrino do Tau possui maior influência das massas 2 e 3.

A massa dos neutrinos é um grande desafio tanto para a física experimental quanto para a física teórica. Até hoje ela não foi medida experimentalmente, mas sabemos que ela existe, pois os neutrinos mudam de sabor ao longo de sua trajetória, um processo que só pode acontecer se eles tiverem massa.

Qual é a massa do neutrino? Fonte: Symmetry Magazine / Sandbox Studio, Chicago

 

Apenas as combinações de 3 neutrinos físicos (= νe, νµ e ντ) são suscetíveis à interação fraca, assim os neutrinos físicos individuais (ν1, ν2 e ν3) não são capazes de “sentir” essa interação.

Consequência:

Os neutrinos νe, νµ e ντ podem interagir e ser detectados via interação fraca, mas não temos informações sobre suas massas. Por outro lado, não podemos interagir diretamente com ν1, ν2 e ν3 mas estes têm massas bem definidas.

Conclusão:

Conseguimos determinar o sabor do neutrino, mas não conseguimos determinar sua massa com precisão. Estudos sobre oscilações de neutrinos tendem a desvendar esse mistério.

 

Por questão de simetrias, os físicos esperam que os neutrinos dos elétrons sejam os mais leves e os neutrinos do tau sejam os mais pesados. Apesar do contrário parecer um absurdo, a teoria não descarta essa hipótese. Essa situação nos leva a um fato interessante, não sabemos qual é o neutrino mais leve e qual é o mais pesado.

Os físicos sabem que as massas m1 e m2 estão próximas uma da outra, enquanto m3 é muito maior ou muito menor que as outras duas.

Esperamos que a próxima geração de experimentos possa esclarecer esse mistério das massas dos neutrinos.

Clique aqui para saber mais

Uma consequência do neutrino apresentar massa é a necessidade do desenvolvimento de uma teoria maior ou complementar ao Modelo Padrão, pois a teoria que melhor descreve todo o universo das partículas elementares prevê que os neutrinos são partículas sem massa.

Como percebemos, as massas dos neutrinos ainda guardam muitos mistérios, os quais podem ser desvendados através de experimentos que estudam as oscilações dos neutrinos. Conhecer bem as propriedades dos neutrinos pode levar os Físicos a enxergarem um novo e mais completo Universo.

CONCLUSÕES SOBRE OS NEUTRINOS

  1. Cada neutrino (νe, νµ ou ντ) é constituído por uma combinação de 3 neutrinos físicos (ν1, ν2 e ν3).

  2. Ainda não detectamos as massas dos neutrinos com precisão.

  3. Não sabemos quem é o neutrino mais leve. Nem o mais pesado.