Número Leptônico e o Antineutrino

Física para todos!

Smiley face

Número Leptônico e o Antineutrino

O que difere o neutrino de seu antineutrino?

Vimos que a antimatéria, geralmente, apresenta carga elétrica oposta. Com isso, você deve estar se perguntando: “Se o neutrino possui carga elétrica nula como deve ser o seu antineutrino?”

Realmente, se a carga elétrica de uma partícula é nula, ela não pode apresentar uma carga elétrica oposta. Assim, um neutrino difere do seu antineutrino através de outra propriedade, o Número Leptônico.

O Número Leptônico dos neutrinos é igual a 1, enquanto o antineutrino apresenta um Número Leptônico oposto, igual a -1.

Até hoje, o Número Leptônico sempre foi conservado.

Exemplo de conservação do Número Leptônico

O Número Leptônico é igual a 1 para cada um dos Léptons (Elétron, Neutrino do Elétron, Múon, Neutrino do Múon, Tau e Neutrino do Tau) e é igual a -1 para cada um dos Antiléptons. Até hoje, o Número Leptônico sempre foi conservado. Abaixo temos uma figura exemplificando a conservação desse número após a reação de decaimento do Múon. Percebe-se que o Número Leptônico antes (=1) se mantém o mesmo (=1) após o decaimento.

 Conservação do Número Leptônico após o decaimento do Múon. Fonte: Própria (2019)

Por enquanto, os cientistas pensam nos três neutrinos (elétrons, múons e tau) e os três antineutrinos (elétrons, múons e tau) como partículas distintas, mas ainda não é descartada a hipótese do neutrino ser seu próprio antineutrino. Se isso for comprovado, podemos dizer que o neutrino é uma partícula de Majorana.

Em 1937, o físico italiano Ettore Majorana criou uma teoria: os neutrinos e antineutrinos são na verdade a mesma partícula. Os físicos ainda buscam por esta resposta! Clique no botão abaixo para saber mais. 

Clique aqui para saber mais

 

CONCLUSÕES SOBRE OS NEUTRINOS

1.Número leptônico do neutrino = 1

2. Número leptônico do antineutrino = -1

3. O antineutrino apresenta o número leptônico oposto ao neutrino.

4. O antineutrino apresenta mesma massa, mesmo spin e mesma carga elétrica do neutrino.

Outra propriedade que, por enquanto, consegue distinguir o neutrino do seu antineutrino é a quiralidade. Clique aqui e conheça essa propriedade.