Neutrinos Cósmicos

Física para todos!

Smiley face

NEUTRINOS CÓSMICOS

Qual sabor de neutrino é produzido neste tipo de fonte?

Sem afirmações por enquanto.

Como os neutrinos são produzidos neste tipo de fonte?

Os neutrinos cósmicos não apresentam uma fonte bem definida, mas tudo indica que são produzidos por aceleradores de partículas naturais de altíssimas energias, as mesmas que produzem os raios cósmicos. Essas fontes cósmicas podem ser eventos que envolvem muita energia, como: explosões de estrelas, buracos negros, explosões de raios gama, núcleos galácticos ativos ou até fenômenos nunca observados.

Esses neutrinos apresentam altas energias, milhares de vezes superior ao neutrino mais energético produzido na Terra. Daí vem o indício que suas fontes são fenômenos ‘violentos’ como os citados anteriormente.

CEREBITO EXPLICA: Raios Cósmicos

Importância do Neutrino Cósmico

Os Neutrinos Cósmicos são uma nova maneira de observar o Universo. Os neutrinos produzidos por qualquer fonte raramente interagem com algo, logo não sofre desvios em sua trajetória. Assim, uma fonte de raios cósmicos pode ser localizada quando um neutrino de alta energia é detectado.

O uso dos Neutrinos Cósmicos para fazer observações astronômicas abriram as portas para a astronomia multimensageira , que utiliza diversos mensageiros (ondas eletromagnéticas, ondas gravitacionais, neutrinos e raios cósmicos) para observar a mesma fonte cósmica.

Atualmente, o maior detector de Neutrino Cósmico em operação é o IceCube. Como o próprio nome diz, o detector é um enorme cubo de gelo de 1 km3 de volume, situado na Antártida.

Um marco para a Astrofísica Cósmica aconteceu em julho de 2018, quando pela primeira vez na história uma fonte de raios cósmicos foi localizada, o blazar TXS 0506+056. Neste evento, a observação multimensageira aconteceu com o IceCube realizando a detecção de neutrinos e outros telescópios detectando ondas eletromagnéticas (raios gama, raios-x e luz visível).

PARA APRENDER MAIS

Podcast: Jornal da USP no Ar

Tema: Neutrinos são a nova ferramenta para estudar o Universo

Ouvir Podcast

 

Vídeo: Uncharted Cosmos: Mapping the Universe with IceCube

Tema: Saber um pouco mais sobre o funcionamento do IceCube. (Dica: O vídeo está em inglês, mas é possível colocar legenda no idioma português.)

Ver vídeo