IceCube

Física para todos!

Smiley face

ICECUBE

O IceCube é um gigantesco bloco de gelo com volume de 1 km3, ele está situado entre 1450 m e 2450 m abaixo da superfície, ou seja, possui 1 km de altura. 

O detector IceCube é constituído de 86 cordas verticais com 60 Fotomultiplicadores cada, totalizando 5160 Módulos Ópticos Digitais. As cordas foram colocadas em poços dentro do bloco de gelo e possuem comunicação até a central de dados na superfície (IceCube Lab), onde as informações são processadas e analisadas.

O IceCube é uma colaboração internacional, com mais de 40 instituições espalhadas pelo mundo, sendo liderada pela Universidade de Wisconsin-Madison.

Galeria de fotos

Vídeos sobre o IceCube

Crédito: Nicolle R. Fuller / NSF / IceCube

Quando um neutrino interage com o gelo é produzido uma partícula com carga elétrica (elétron ou múon). Como sabemos, se essa partícula viajar numa velocidade maior que a luz no gelo, ela emitirá luz em forma de radiação Cherenkov.

A figura mostra o rastro de luz produzido pela partícula acelerada, a qual foi detectada pelos fotomultiplicadores (Módulos eletrônicos digitais). Cada ponto colorido equivale a um Fotomultiplicador, que envia dados para o laboratório na superfície e resulta em informações sobre a quantidade de energia e direção do neutrino.

Assista a instalação de uma corda com Módulos Ópticos Digitais (MODs)