Neutrinos Solares

Física para todos!

Smiley face

NEUTRINOS SOLARES

O neutrino produzido nesta fonte é:

Como os neutrinos são produzidos neste tipo de fonte?

Os neutrinos solares são produzidos na fusão de prótons no Sol. Isso ocorre porque o interior do Sol apresenta condições ideais para que ocorra fusões nucleares. A reação de fusão que produz quase todos os neutrinos está apresentada a seguir.

A equação mostra que a fusão de 4 prótons resulta em um núcleo de hélio (2 prótons e 2 nêutrons), 2 pósitrons (=antielétrons), 2 neutrinos do elétron e energia em forma de luz e calor. A ilustração abaixo ajuda entender a reação descrita.

Cadeia próton-próton no Sol. Fonte: https://pt.wikipedia.org

Essa reação acontece tantas vezes, que a maior parte dos neutrinos que atinge a Terra são neutrinos solares. Para ser mais preciso, a cada segundo, mais de 60 bilhões de neutrinos solares estão atravessando uma de suas unhas.

CEREBITO EXPLICA: O problema dos neutrinos solares

Importância do Neutrino Solar

O Neutrino Solar é importante para dois estudos: compreender melhor o que acontece no interior do Sol e estudar as propriedades do neutrino.

Para estudar o que acontece no interior do Sol, os cientistas utilizam 2 mensageiros que chegam à Terra, os neutrinos e a luz (=fótons). Sendo que os Neutrinos Solares trazem informações mais rápidas e confiáveis do que a luz.

Isso ocorre devido a fraca interação dessas partículas com qualquer matéria. Enquanto a luz pode demorar milhares de anos para escapar do interior do Sol, devido as interações com a matéria solar, os neutrinos escapam rapidamente e sem sofrer desvios. Assim, os Neutrinos Solares que chegam à Terra possuem informações “limpas” sobre o Sol, enquanto a luz traz informações “contaminadas” por causa das inúmeras interações.

Tudo isso gera um fato inesperado. Enquanto os fótons de luz produzidos no interior do Sol podem demorar muitos anos para chegar à Terra, os neutrinos produzidos na mesma reação demoram em torno de 8 minutos para fazer o mesmo trajeto.

O Neutrino Solar também é muito importante para o melhor entendimento de suas propriedades. Como os cientistas conhecem muito sobre a maneira que esse tipo de neutrino é produzido, eles conseguem criar detectores eficazes para essa partícula.

Em resumo, os Neutrinos Solares são capazes de trazer informações da atividade solar em tempo real e sem contaminação de dados, além de esclarecer cada vez mais sobre suas propriedades. O grande desafio é detectá-los já que ele pouco interagem com a matéria. Atualmente, há muitos experimentos capazes de detectar os Neutrinos Solares, alguns exemplo são: o Borexino (na Itália), SuperKamiokande (no Japão) , KamLand (no Japão) e o Sudbury Neutrino Observatory (SNO – Canadá). 

PARA SABER MAIS

A cadeia próton-próton ou ciclo próton-próton é uma das reações de fusão que se produzem nas estrelas para converter o hidrogênio em hélio.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cadeia_pr%C3%B3ton-pr%C3%B3ton

Clique na figura para acessar o quadrinho. Leia apenas o capítulo 3 – “Os Caçadores de neutrinos e o problema dos neutrinos solares”. Ele discute sobre detectores de neutrinos e a mudança de sabor.

Clique na imagem para abrir o quadrinho.