Neutrinos de Supernovas

Física para todos!

Smiley face

NEUTRINOS DE SUPERNOVAS

Os neutrinos produzidos nesta fonte são:

 

Como os neutrinos são produzidos neste tipo de fonte?

Os Neutrinos de supernovas são produzidos quando uma estrela massiva colapsa. Ao colapsar, uma estrela massiva emite uma gigantesca energia, sendo 99% dessa energia em forma de neutrinos. A energia dos Neutrinos de Supernovas estão na faixa de 10 a 30 MeV, maior que os Neutrinos Solares e menor que os Neutrinos de Reatores.

CEREBITO EXPLICA: Supernovas

Importância do Neutrino de Supernova

As Supernovas podem nos revelar informações sobre os limites de massas dos neutrinos e como eles mudam de sabor ao percorrer grandes distâncias. Os neutrinos também podem dar subsídios para o entendimento do ciclo de vida das estrelas e sobre o mecanismo que leva a explosões de estrelas massivas.

Uma estrela em colapso é muito densa, dificultando que partículas de luz escapem do seu interior, mas os neutrinos escapam facilmente devido a fraca interação com a matéria. Esses neutrinos podem trazer informações sobre os primeiros estágios do colapso no núcleo da estrela, que é impossível utilizando outros mensageiros. Essas informações podem nos revelar muito sobre o ciclo de vida das estrelas e sobre a formação de estrelas de nêutrons ou buracos negros, os quais decorrem de supernovas.

Como os Neutrinos de Supernovas chegam à Terra muito antes que os fótons de luz, elas também servem como um sinal antecipado da Supernova que poderá acontecer. Sabendo que uma Supernova, dentro da nossa galáxia, acontece entre 10 a 50 anos, os cientistas não querem e não podem perder o próximo acontecimento. Para isso, muitos detectores de neutrinos já estão conectados desde 2005 esperando uma Supernova, através do projeto Supernova Early Warning System (SNEWS). O SNEWS associa 7 experimentos que já são utilizados na detecção de neutrinos: SuperKamiokande (Japão), LVD (Itália), Ice Cube (Polo Sul), KamLand (Japão), Borexino (Itália), Bay Daya (China) e HALO (Canadá).

Provavelmente, iremos testemunhar um evento histórico para a astronomia, telescópios óticos captarão a chegada da luz de uma Supernova após serem alertados por neutrinos.

PARA SABER MAIS

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.