Neutrinos do Big Bang

Física para todos!

Smiley face

NEUTRINOS DO BIG BANG

Qual sabor de neutrino é produzido neste tipo de fonte?

Sem afirmações por enquanto.

Como os neutrinos são produzidos neste tipo de fonte?

Esses neutrinos foram produzidos durante a formação de partículas subatômicas, aproximadamente, 1 segundo após o Big Bang. Enquanto o Universo se expandia e esfriava muitos fenômenos aconteceram, mas os neutrinos criados no início do Big Bang permaneceram praticamente inalterados até hoje.

CEREBITO EXPLICA: Big Bang

Ilustração mostra a matéria nos primeiros instantes do Universo e sua evolução após o resfriamento. Fonte: Beatriz Abdalla/Jornal da USP

Importância do Neutrino do Big Bang

Os Neutrinos do Big Bang carregam informações de como era o Universo no seu início, e podem nos dizer muito sobre o que aconteceu naquele momento, por isso a importância de detectá-lo. Imagine como seria fantástico para a Ciência detectar uma partícula que carrega informações de 1 segundo após a criação do universo!

Ao longo desses 13,7 bilhões de anos de expansão do Universo, diferentes fenômenos produziram informações que estão vagando até hoje pelo cosmos. Dentre todas essas informações, a Radiação Cósmica de Fundo em Micro-ondas é a luz mais antiga que podemos detectar, ela nos apresentou a imagem mais antiga do Universo (figura), há cerca de 380.000 anos após o Big Bang. Logo, encontrar os Neutrinos do Big Bang nos permitiria enxergar uma “janela” maior do passado.

Esta imagem é baseada em dados do lançamento do Planck Legacy, o release final da missão, publicado em julho de 2018. A Radiação Cósmica de Fundo em Microondas é a luz mais antiga em nosso cosmos, impressa no céu quando o Universo tinha apenas 380 mil anos de idade.

Segundo modelos, há uma média de 300 neutrinos desse tipo preenchendo cada centímetro cúbico do universo, aparentemente um número alto. Mas sabemos que os neutrinos são partículas muito difíceis de detectar, pois eles viajam até bilhões de anos antes de interagir com outras partículas. Os Neutrinos do Big Bang são ainda mais difíceis de serem detectados pois apresentam baixíssimas energias (≈169μeV).

Então como detectar um Neutrino do Big Bang?

De acordo com modelos da Física, os Neutrinos do Big Bang podem ser investigados indiretamente através dos seus efeitos na Radiação Cósmica de Fundo em Micro-ondas ou na Nucleossíntese do Big Bang.

Para isso, experimentos como o Telescópio Planck (=satélite) auxilia na detecção da Radiação Cósmica de Fundo em Micro-ondas e, consequentemente, podem contribuir na detecção indireta dos Neutrinos do Big Bang. Com os detectores de neutrinos atuais, não é possível detectar um Neutrino do Big Bang diretamente.

PARA SABER MAIS