Sabores
As partículas têm sabores!
Os neutrinos são partículas elementares, ou seja, são partículas que não podem ser divididas em estruturas menores. Eles aparecem em 3 sabores diferentes: Neutrinos do Elétron, Neutrinos do Múon e Neutrinos do Tau. Os Físicos utilizam o termo “sabores de neutrinos” ao invés de “tipos de neutrinos”.
De onde vem o nome de cada sabor?
Sempre que o neutrino é criado ou aniquilado notamos a presença do seu respectivo lépton (elétron, múon ou tau), ou seja, o neutrino sempre está acompanhado. Daí vem o nome do neutrino!
Os fenômenos a seguir são exemplos para ilustrar relação entre o neutrino e seu respectivo lépton.
Exemplo 1: Este exemplo mostra um Decaimento Beta, onde um Nêutron se transforma em um Próton, um Elétron e um Antineutrino. Como o decaimento envolveu um elétron (lépton), podemos concluir que o antineutrino é eletrônico.
Exemplo 2: Este exemplo mostra um Decaimento Beta Inverso, onde um Próton é combinado com um Neutrino formando um Nêutron e um Pósitron (=antielétron). Como o decaimento envolveu um antielétron (lépton), podemos concluir que o neutrino é eletrônico.
Exemplo 3: Este exemplo mostra o Decaimento de um múon, onde um Múon se transforma em um Elétron, um Antineutrino e um Neutrino. Como o decaimento envolveu um múon e um elétron (léptons), podemos concluir que o neutrino é muônico e o antineutrino é eletrônico. (Observação: Para esta conclusão, é necessário levar em consideração outros fatores.)
O aparecimento de um lépton junto do neutrino é o que permite detectá-lo e identificá-lo, pois a partícula raramente interage com a matéria. O neutrino só pode ser detectado de maneira indireta.
CONCLUSÕES SOBRE OS NEUTRINOS
São 3 sabores: Neutrinos do Elétron, Neutrinos do Múon e Neutrinos do Tau.
Sempre que um Neutrino do Elétron for criado ou aniquilado, haverá a presença de um Elétron.
Sempre que um Neutrino do Múon for criado ou aniquilado, haverá a presença de um Múon.
Sempre que um Neutrino do Tau for criado ou aniquilado, haverá a presença de um Tau.