Como os neutrinos são produzidos nesta fonte?
Quando raios cósmicos atingem átomos presentes na atmosfera terrestre é produzida uma ‘chuva’ de novas partículas, dentre elas o Neutrino Atmosférico. Esses neutrinos são tipicamente produzidos cerca de 15 quilômetros acima da superfície terrestre.
Nossa atmosfera é preenchida por uma grande quantidade de átomos de Nitrogênio, Oxigênio e Argônio. Além disso, ela é bombardeada constantemente por raios cósmicos. Logo, o choque entre ambos é inevitável. Após a colisão, as partículas são desintegradas e originam partículas instáveis, os Píons (π).
Os Píons (π) são partículas com um tempo curto de vida, assim decaem e originam Múons (µ) e Neutrinos do Múon (νµ). Os Múons (µ), por sua vez, também são partículas instáveis (curto tempo de vida), então decaem em Elétrons (e), Neutrinos do Elétron (νe) e Antineutrinos do Múon (). Nesse momento, os decaimentos cessam, pois só restam partículas estáveis! Essas sucessivas transformações de partículas são muito bem representadas na figura 1, o “chuveiro de partículas”.
Figura 1 – Chuveiro formado pela interação de um raio cósmico com a atmosfera terrestre