ICECUBE
O IceCube é um gigantesco bloco de gelo com volume de 1 km3, ele está situado entre 1450 m e 2450 m abaixo da superfície, ou seja, possui 1 km de altura.
O detector IceCube é constituído de 86 cordas verticais com 60 Fotomultiplicadores cada, totalizando 5160 Módulos Ópticos Digitais. As cordas foram colocadas em poços dentro do bloco de gelo e possuem comunicação até a central de dados na superfície (IceCube Lab), onde as informações são processadas e analisadas.
O IceCube é uma colaboração internacional, com mais de 40 instituições espalhadas pelo mundo, sendo liderada pela Universidade de Wisconsin-Madison.
Galeria de fotos
Quando um neutrino interage com o gelo é produzido uma partícula com carga elétrica (elétron ou múon). Como sabemos, se essa partícula viajar numa velocidade maior que a luz no gelo, ela emitirá luz em forma de radiação Cherenkov.
A figura mostra o rastro de luz produzido pela partícula acelerada, a qual foi detectada pelos fotomultiplicadores (Módulos eletrônicos digitais). Cada ponto colorido equivale a um Fotomultiplicador, que envia dados para o laboratório na superfície e resulta em informações sobre a quantidade de energia e direção do neutrino.